18 de jul. de 2011

Experiência: Bolinhas dançantes

Caros colegas de docência e alunos,

Nesse experimento você pode trabalhar a Densidade que é uma propriedade da matéria que relaciona a massa da substância e o volume ocupada por ela.

MATERIAL:
• Bicarbonato de sódio
• 3 bolinhas de naftalina
• 1 limão
• 1 copo transparente
• 1 colher de sopa de plástico


PROCEDIMENTO:

Coloque a água no copo até a altura de 5 cm, aproximadamente. Dissolva 2 colheres rasas de bicarbonato de sódio na água. Acrescente 2 colheres de suco de limão e as bolinhas de naftalina.
Observe o que acontece por cerca de 2minutos.

EXPLICAÇÃO:

O suco do limão, ao entrar em contato com o bicarbonato, provoca uma transformação química, ou seja, gera uma outra substância, o dióxido de carbono (CO2). Aquelas bolinhas que desprendem da água são bolhas de CO2. Quando se coloca as bolinhas de naftalina na água, ele “perturba” o sistema, fazendo com que o gás se desprenda do líquido em forma de bolhas e aderem às bolhinhas de naftalina. Como esse gás é muito menos denso do que a água, ele funciona como bóias, arrastando-as para a superfície da água e leva a naftalina junto.
Quando atinge a superfície, as bolhas de CO2 estouram (se soltam) para o ambiente, deixando as bolas de naftalina sozinhas, já sem a ajuda do gás afundam novamente, pois sozinha ela é mais densa que a água.
Nesse percurso encontram novas bolhas de gás e são novamente arrastadas para a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário