4 de jun de 2010

Vulcão antecipa encerramento de ano escolar em cidade do Equador

Fonte: G1 - 03/06/2010 19h24 - Atualizado em 03/06/2010 19h52
Na madrugada desta quinta Tungurahua soltou muita lava e rochas.

Na semana passada, erupção causou fechamento de aeroporto.

A erupção do vulcão Tungurahua, na região central do Equador, obrigou nesta quinta-feira (3) o encerramento antecipado do ano escolar na turística Baños, aos pés do vulcão, informou à AFP o prefeito da cidade, Hugo Pineda.


Fonte: G1: Vulcão Tungurahua solta lava e rochas durante erupção na noite desta quarta. (Foto: Carlos Campaa/Reuters)


"Deu-se por terminado o ano letivo devido ao forte aumento da atividade do vulcão", disse o chefe do executivo municipal, que destacou que a medida foi recomendada pelo principal Centro de Operações de Emergências (COE).
Na madrugada desta quinta-feira, o Tungurahua ('garganta de fogo' em quechua) registrou fortes e contínuas emissões de lava e rocha durante longos períodos.
O processo eruptivo, iniciado há 11 anos e em 2006 deixou seis mortos, mantém em alerta Baños (com 15.000 habitantes) e várias aldeias, que ainda não foram afetadas pelos fluxos piroclásticos (mistura de gases, cinzas e rochas com temperaturas de até 800 graus centígrados).

Pineda destacou que também foi decretada a "evacuação obrigatória" de 300 famílias que vivem às margens dos rios Ulba e Bascún entre as 18h e as 6h locais (20h e 8h de Brasília).

Na última sexta-feira, uma forte erupção do vulcão - de 5.029 metros de altura - levou à evacuação imediata de 2.500 pessoas, de acordo com as autoridades, além do fechamento temporário do aeroporto internacional de Guayaquil (sudoeste) e a suspensão de voos como o Quito-Lima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário