6 de jan de 2016

Dinâmica: Autógrafos


Iniciou as atividades escolares, e confirmo que seja fundamental importância a utililização de dinâmicas para a socialização dos alunos. E para esse ano escolhi a dinãmica: Autógrafos, a mesma pode ser aplicado com crianças, adultos ou adolescentes, sem que se altere o conteúdo moral implícito em sua mensagem.

Objetivos: É evidente que esse conteúdo não deve ser explicado pelo monitor/ professor e sim ser produto de ampla e muitas vezes longa discussão, após a aplicação da técnica. 

Seu fundamento moral vale-se do choque que provoca ao se verem seus integrantes plenamente mergulhados em uma competição egocêntrica que se opõe a um sentimento de solidariedade.
Ao terminar a aplicação da técnica, os participantes percebem que intuitivamente entraram em choque competitivo, rejeitando um sentimento de solidariedade que afinal, é a mensagem mais forte de todo propósito de sensibilização.

Tempo: 1 aula
Local: sala ampla
Material: uma folha de papel em branco, lápis ou caneta.
Desenvolvimento: Etapas dos Autógrafos:

O professor distribui a cada participante uma folha de papel em branco/ ou podem utilizar uma folha do cadrno e pede ao mesmo que anote, ao alto, seu nome .


Verifica se todos os participantes possuem lápis ou caneta. Solicita a seguir que tracem um retângulo ao redor do nome.

Avisa aos participantes que terão dois minutos para cumprir a tarefa de colher autógrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legível em sua folha. Avisa também que, esgotado o tempo, todos deverão ter suas folhas em mãos.

Inicia a atividade e marca o tempo. Nesse momento é natural a formação de verdadeira balbúrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior número possível de autógrafos, ainda que tal ordem não tenha sido passada nem o monitor tenha colocado qualquer proposta de prêmio ou vitória por essa conquista.


Passados os dois minutos interrompe a atividade e solicita que todos os participantes confiram o número de autógrafos legíveis obtidos.

Pergunta a cada um deles o número obtido e informa à classe ou ao grupo os três primeiros resultados.

 






Inicia a discussão da técnica, indagando inicialmente se haveria algum valor em atribuir-se qualquer destaque novo a prova de solidariedade aos participantes que mais autógrafos tivessem obtido. Receberá, quase que unânime, a resposta negativa. Indaga, então, se alguma forma a técnica se prestaria para identificar alguma solidariedade, pois não é difícil muitos perceberem que há muito egocentrismo na obtenção do autógrafo, mas não em sua doação. 


Conclusão: Embora todos se mostrassem ávidos em obterem autógrafos, tiveram que também oferecer o seu, como alternativa para o recebimento. Não demorará muito e o grupo será levado a perceber que a mensagem da técnica é ensinar que toda conquista pressupõe doação, e que sem a ajuda de nossa espontaneidade pouco pode ser obtido.

Um comentário:

  1. Boa tarde Prof. Dina!
    Adorei ter encontrado o teu blog, e também , de cara, uma interessante dinâmica, que eu poderei muito bem aplicar com as minhas crianças lá da comunidade.
    Não sou professora. Uma monitora, seria o termo mais adequado. Trabalho com crianças e jovens de comunidades carentes da minha cidade, através do Centro Espírita, onde participo, e as dinâmicas são , ao meu ver, excelente recurso pra trabalhar em grupo em suas várias aplicações.
    "Autográfos", poderá muito bem servir a uma dessas aulas de educação espírita, com o tema : "É dando que se recebe"...

    Gostei daqui, e voltarei!

    Beijinhosss..

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